Lifestyle

Reeducação Alimentar

A chave para uma boa qualidade de vida ...

278views

Reeducação alimentar

Cada vez mais as  pessoas começam a tomar consciência de que tem e devem de cuidar um pouco mais de si seja numa Reeducação Alimentar como também a prática de exercício físico.

Mas muitas pessoas por vezes nem sabe por onde começar sabem que querem perder X quilos mas não sabem quais são os passos a dar.

Passo n.º 1 – Procurar um Nutricionista

Sim é de extrema importância procurar um nutricionista para fazer uma Reeducação alimentar, pois não basta só voe cortar os hidratos de carbono, os açucares e as gorduras.

Você precisa de uma avaliação mais detalhada, precisa de saber qual é o seu IMG (Índice de massa gorda) % de água como também MM ( massa magra) entre outros aspetos que são de extrema importância.

Depois de ser avaliada por um Nutricionista e ele lhe dar todas as recomendações e passar a sua Reeducação Alimentar, passamos para o passo seguinte.

Passo n.º 2 – Lista de Supermercado

Chegou a hora de você se desfazer de todos os alimentos que tinha na sua despensa e frigorifico, alimentos esses que só fazem o seu peso aumentar e não ter qualidade de vida.

Mediante as recomendações da Nutricionista você vai elaborar uma lista de supermercado com alimentos saudáveis e vai rechear a sua despensa e o seu frigorifico com esses alimentos que são o ponto de partida para você ter uma vida mais saudável, conseguir atingir os seus objetivos e gostar da imagem que vê refletida no espelho.

Passo n.º 3 – Pratica de Exercício Físico

A pratica de exercício físico é um passo muito importante pois num processo de Reeducação Alimentar eles andam lado a lado.

Ao praticar exercício físico o seu corpo vai gastar todas as calorias ingeridas no seu dia a das. Sim pois devemos queimar mais calorias do que aquelas que ingerimos.

Caso você tenha dificuldade em praticar exercício físico eu aconselho que comece  a fazer uma caminhada de 30 minutos pelo menos 3 a 4 vezes por semana e vai ver que o seu corpo vai começar a queimar calorias e você verá o resultado tanto na balança como também nas suas roupas.

Passo n.º 4 – Beba água

Eu sei que muitas pessoas não têm por habito beber água eu em tempos também era assim, mas o facto de você beber pelo menos 2 litros de agua por dia ajuda-lhe e muito na perda de peso.

Caso você tenha alguma dificuldade em beber água existem vários aplicativos na Play Store que você pode baixar para o seu telemóvel e lá você define de quanto em quanto tempo quer ser avisada que tem de beber água.

Esses aplicativos da Play Store são ótimos porque através do seu peso é feito um calculo da quantidade de água que você deve beber por dia.

Outras formas de você ingerir líquidos caso seja ainda muito difícil para si beber água é optar por chás ou até mesmo águas saborizadas.

Aqui estão alguns chás que lhe podem auxiliar na perda de peso, mas atenção é sempre importante você consultar o seu nutricionista pois só ele saberá lhe dizer se pode ou não tomar estes chás, principalmente se estiver grávida, a amamentar ou tiver problemas de tensão.

  • Chá verde
  • Chá branco
  • Chá de hibisco
  • Chá cavalinha
  • Chá dente de leão

Passo n.º 5 – Não se sabote

Acho que de todos os passos este é o mais importante. SIM não adianta nada você seguir todos os passos acima listados se depois você se sabotar.

Acredite ou não vai saber-lhe muito bem atacar o frigorifico ou a sua dispensa durante a noite ou até mesmo ir comer um hambúrguer ou uma pizza suculenta cheia de queijo e molho de tomate industrializado, mas é só no momento em que está-se deliciando, pois no segundo a seguir a você acabar de comer você se arrepende.

Falo disso por experiencia própria muitas das vezes em que me propunha a fazer uma Reeducação alimentar havia um momento ou outro em que eu me sabotava e comia algo que não fazia parte da minha lista de alimentos saudáveis e me arrependia amargamente.

Tenha sempre em casa ovos, saladas, fruta, legumes e sopas preparadas sempre que sentir vontade de comer algo que não deve você opta por comer esses alimentos que lhe vão saciar e não prejudicam a sua Reeducação alimentar.

Passo n.º 6 – Seja feliz

Todos os passos são importantes mas de nada adianta você seguir estes passos e não ser feliz. Por mais que lhe custe pois eu sei que não é fácil mudar os nossos hábitos alimentares do dia para a noite, pense que agora é difícil mas lá á frente você vai colher os seus frutos positivo, vai se olhar ao espelho e vai gostar da imagem refletida nele.

Você não vai só perder os quilos que lhe acompanham há muito tempo, você vai ganhar qualidade de vida, vai poder vestir aquele vestido que está guardado há muitos anos no seu guarda-roupa e vai sentir-se bem consigo mesma. a mudança não é só no exterior ela também se transforma no seu interior.

 

Deixei aqui todos estes passos para que você possa fazer uma boa Reeducação Alimentar, mas o mais importante de todos eles é que procure um Nutricionista pois só um profissional de saúde vai lhe poder ajudar a atingir  nos seus objetivos.

Belezas espero mais uma vez vos ter ajudado com mais um post de Vida saudável e que a partir dele vocês possam tomar a decisão de fazer uma boa Reeducação Alimentar.

Convido-vos a me acompanharem nas outras redes sociais Facebook , Instagram e You Tube que por lá compartilho um pouco mais sobre estes temas e no Pinterest tenho uma pasta sobre alimentação saudável com varias dicas.

Que DEUS vos abençoe a todos.

Um super beijinho,

Jacinta Viana.